Mesa de Jogo d'O Velho Crânio no Diversão Offline de 2015, aventura intitulada "Carga Perdida"

Mesa de Jogo d’O Velho Crânio no Diversão Offline de 2015, aventura intitulada “Carga Perdida”

“Interpretar diferentes personagens é se permitir ver, pensar e sentir de formas completamente diferentes” – Pedro Feio

Veja algum dos personagens prontos que a equipe d’O Velho Crânio já usou pra dar vida às suas aventuras selvagens (rápidas, furiosas e divertidas) em eventos de RPG pelo Brasil.

Aventuras e Mundos Selvagens em Savage Worlds

Se você veio até esse artigo, provavelmente é um jogador de “Savage Worlds”, um sistema genérico com mecânicas simples, que permitem ao narrador e jogadores deixarem de lado cálculos e estatísticas para construírem juntos histórias de heróis que superam desafios selvagens em seus caminhos.

Mas não se deixe enganar por essa descrição onde o esforço matemático é menor. A história não perde em fidedignidade, pois o sistema é maleável e tem estratégias que permitem tanto aumentar os laços de realidade que envolvem a trama, quanto afrouxá-los. E mesmo sendo um sistema genérico, seus compêndios e livros trazem regras de ambientação que ampliam a qualidade de emulação de cenários e narrativas mais específicos(as).

Em síntese, um cenário com regras superficialmente simples, profundamente abrangentes e maleáveis!

Acelerando as coisas!

Mesa de Jogo do Diversão Offline 2017, onde nossos heróis eram piratas tentando resgatar seu capitão encarcerado!

Mesa de Jogo do Diversão Offline 2017, onde nossos heróis eram piratas tentando resgatar seu capitão encarcerado!

Em eventos, normalmente buscamos proporcionar uma experiência de jogo profunda que apresente toda a complexidade de sabores do sistema de jogo em um espaço de tempo curto o suficiente para que o jogador possa vivenciar muitas outras experiências (de jogo ou não) no mesmo dia (ou tarde) de evento.

Uma das estratégias de que lançamos mão nesses casos é levar personagens prontos e bem variados que se encaixem dentro das histórias que serão narradas para que os jogadores possam se identificar e interpretá-los.

Claro que criar personagens, especialmente num sistema ágil e simples como Savage Worlds, é também uma experiência criativa e que abre margem para apimentar bastante a diversão de jogo. Dessa forma, não desencorajamos o processo, apenas pulamos essa etapa para poder viver um arco de história envolvente num curto espaço de tempo.

Em diversas situações os jogadores se empolgaram e nos contaram que haviam continuado com os personagens e inventado as continuações das histórias! Uau! Isso nos empolga muito a seguir participando de eventos, dividindo experiências de jogo com os RPGistas desse nosso Brasilzão. E, portanto, resolvemos também dividir alguns dos personagens.

Esse artigo está em expansão e novos personagens de outros narradores poderão ser adicionados aqui em breve, então fique de olho ;).

Vamos começar?


Personagens para um Oeste Selvagem!

Divulgação da sessão de jogo dentro do Diversão Offline de 2015

Divulgação da sessão de jogo dentro do Diversão Offline de 2015

Na primeira edição do Diversão Offline, levamos uma experiência de Velho Oeste Selvagem, baseada no cenário de Deadlands, mas que pode ser emulada usando apenas o livro básico. Nela os jogadores eram contratados de uma seguradora (Wiston & Wells) que deveriam investigar o sumiço de uma carga preciosa!

Depois de muita investigação macabra (com direito a corpos inteiramente sem peles escondidos em moitas e rastros bem confusos deserto adentro) nossos jogadores se depararam com uma trama complexa, envolvendo, inclusive, devoradores de pele que haviam substituído importantes autoridades e personalidades na região.

Revólveres foram retirados de seus coldres e muito chumbo correu sobre as areais quentes do Deserto Selvagem para que nossos jogadores cumprissem sua missão (com vida em alguns casos, mas sem tanta sorte em outros). Se você procura um jogo com esse tema, fique à vontade para visitar nossos personagens abaixo!

Clique no Link abaixo para download dos personagens em pdf.

Baixar: Carga Perdida (DOff 2015).pdf (qualidade de impressão)


Personagens para um Apocalipse Zumbi!

Divulgação da sessão de jogo dentro do Diversão Offline de 2016

Divulgação da sessão de jogo dentro do Diversão Offline de 2016

Estávamos em nossa segunda edição do Diversão Offline e o “Terra Devastada e Selvagem!” ainda não havia sido lançado (nem mesmo anunciado, na verdade). Mas isso não nos impediu de olhar o Compêndio de Horror de forma inventiva. Nossos jogadores acordaram de um longo coma em um estranho complexo subterrâneo sob ataque. Sem entender quais dos exércitos em disputa efetivamente queriam seu bem, precisaram atravessar o estranho labirinto tecnológico enquanto lidavam com a verdadeira ameaça que espreitava nas sombras: uma massa de mortos que se levantou com fome de cérebros!

Se pretende jogar algo dentro dessa temática, nossos personagens podem ajudar a iniciar os jogos, mas lembre-se que foram criados antes do lançamento do “Terra Devastada e Selvagem!”, então fique à vontade para revisá-los com regras novas.

Quer saber mais sobre a sessão de jogo? Ouça o SavageCast Episódio 10, clicando aqui

Clique no Link abaixo para download dos personagens em pdf.

Baixar: Despertar no Caos (DOff 2016).pdf (qualidade de impressão)

Pedro Feio on FacebookPedro Feio on InstagramPedro Feio on Linkedin
Pedro Feio
Colunista em O Velho Crânio
Biólogo (e Professor nas horas vagas), sou RPGista desde os longínquos anos da “aborrescência” e sempre tive predileção por jogos de fantasia medieval ou horror. Sistema favorito é, atualmente, Savage Worlds, mas não fujo à partidas de nenhum sistema, exceto, é claro, Fatal.